Espírito Santo

 

 

 
 

 

 

Receba o News Acomac

 

Cadastre-se e receba notícias virtuais:

Clique aqui.

 

 

 

 

 

Acomac-ES chega aos 20 anos com saldo de muitas vitórias

Texto de João Zuccaratto

Em 1989, preocupados com a falta de representatividade que a classe apresentava junto ao Governo, ao meio empresarial e à sociedade como um todo, um grupo de lojistas de material de construção começou a se reunir para debater este problema. Destes encontros, nasceu a Aremac-ES, que nada mais era do que a Associação do Revendedores de Material de Construção e Afins do Estado do Espírito Santo. Uma entidade nova, pequena, mas que desde que veio ao mundo mostrou um grupo de empresários unidos, aguerridos, lutadores.

Aos poucos, a Aremac-ES veio pavimentando seu caminho, mostrando garra, angariando respeito, somando forças e foi sendo inserida nos principais fóruns de discussão dos problemas específicos ao setor que representava e também aqueles da economia nacional como um todo. E logo passou a integrar o conjunto de entidades que defendem a livre iniciativa, o desenvolvimento do comércio, a especialização dos empresários, o aprimoramento dos empregados e colaboradores, a sustentabilidade para os negócios, a paz social etc.


Durante a passagem destes 20 anos — período em que ela vem sendo dirigida por seis diretorias eleitas sempre de forma democrática —, a importância do segmento econômico foi ganhando espaço na agenda do País, levando à criação de uma representação nacional. E, a partir desta, a padronização da denominação social de cada uma das seccionais estaduais, que passaram a ser identificadas pela nova sigla Acomac — Associação dos Comerciantes de Material de Construção —, seguida do nome da unidade federativa de jurisdição.

Assim, a Acomac-ES se aproxima do que se chama de maioridade civil com um saldo de realizações expressivo, em que se acumulam um rol de diversos benefícios para suas empresas associadas, que vão desde simples descontos em operações comerciais a modernas linhas de financiamento de vendas oferecidas pelos mais importantes nomes do mercado financeiro brasileiro. Vale ressaltar aqui o sem número de cursos, viagens de aprimoramento e treinamentos promovidos tanto para proprietários como para gerentes e colaboradores.

Fica claro que os associados da Acomac-ES e sua diretoria sabem que não alcançaram ainda a unanimidade, mas a verdade é que sempre aqueles que se juntaram veem trabalhando duro, inclusive participando de comissões municipais, estaduais e até federais, a favor do comércio de material de construção no nosso Estado. Uma luta sempre árdua, mas gratificante, que seguirá ao longo de 2009, quando, na nossa festa de final de ano, faremos homenagens especiais a todos aqueles que contribuíram para a maturidade da nossa entidade.


CONFIRA OS PRESIDENTES DA ACOMAC

- Ilson Xavier Bozi - 03/89 a 03/95
- Robson Eduardo Pereira Destefani - 04/95 a 03/97
- Estanislau Ventorim - 04/97 a 03/99
- Carlos Antonio Marianelli - 04/99 a 03/01
- Carlo Fornazier - 04/01 a 04/05
- Lesio Contarini Júnior – 05/05 a 05/09
- Carlos Elias de Moraes (atual)